A grande diferença entre o Velho Testamento e o Novo Testamento consiste no local onde Deus coloca a Sua Lei: em tábuas de pedra, no ministério de Moisés, ou no coração e na mente dos homens, no ministério de Jesus Cristo.
Agora, todo aquele que entra nesta Nova aliança em Cristo possui o conhecimento de Deus, pois é ensinado pelo Espírito Santo que nele habita e opera.
O Sumo-Sacerdote desta Nova Aliança é Jesus Cristo, portanto um sacerdócio eterno e perfeito. Os sacrifícios de animais no Velho Testamento eram uma sombra ou figura do sacrifício redentor que verdadeiramente expia os pecados dos crentes: a oblação do corpo de Jesus Cristo feita uma só vez, e pela qual Deus aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
Jesus Cristo, o nosso Sumo-Sacerdote, entrou no verdadeiro Santuário, nos céus e não na terra, onde se encontra à dextra de Deus intercedendo por nós.
Assim, todo o crente em Jesus Cristo tem o privilégio de aceder diretamente à presença de Deus e de ter comunhão com o Altíssimo. Isto foi igualmente revelado quando, pela morte de Jesus na cruz, o véu do templo se rasgou de alto a baixo: ou seja, em Cristo Jesus e por Cristo Jesus estava aberto para todo o homem o acesso à santa presença de Deus.
Agora, uma reflexão se impõe a cada um de nós: debaixo de que Lei estamos? Moisés ou Jesus Cristo?