O princípio fundamental Baptista é uma igreja local organizada e dirigida de acordo com os moldes apostólicos, ou seja, uma igreja composta de membros regenerados. Daí a necessidade duma profissão de fé coerente e sincera antes do baptismo que incluirá o crente na membrasia da igreja. É óbvio que tudo depende da autenticidade duma tal profissão de fé, pelo que pode acontecer o baptismo de pessoas que não experimentaram de facto a experiência da regeneração, o que torna o seu testemunho público uma fraude e engano.
Sabemos não existir neste mundo uma igreja perfeita, o que não impede de continuarmos a pugnar por essa perfeição e a exigir o testemunho duma real transformação na vida, no coração e na mente do candidato ao baptismo.
As igrejas Baptistas procuram seguir fielmente a Cristo, em obediência aos Seus ensinos revelados em toda a Bíblia, e em particular no Novo Testamento.
Cremos que a verdadeira sucessão apostólica está na fidelidade aos ensinos apostólicos. Os apóstolos não tiveram, nem têm sucessores, pelo que não podemos encontrar ao longo dos séculos outra sucessão que não seja na fidelidade à doutrina de Cristo que eles nos transmitiram pela inspiração do Espírito Santo.
Assim, se quisermos hoje buscar uma tal sucessão teremos de confrontar todas as doutrinas e práticas das diferentes igrejas à luz desta regra áurea: onde houver maior conformidade com a doutrina dos apóstolos aí encontraremos a genuína Igreja Cristã. Isto implica também a necessidade de cada igreja local examinar continuamente os seus ensinos e práticas à luz do Novo Testamento.
Comentários
Enviar um comentário
Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratos