O baptismo é uma ordenança que Cristo deixou à Sua igreja. Como a própria palavra grega indica e toda a sua simbologia requer, o baptismo é um acto de imersão em água. De facto, simbolicamente o baptismo é um sepultamento com Cristo na Sua morte, a fim de também com Ele o crente ressuscitar para uma nova vida (Colossenses 2:12; Romanos 6:4).
Só devem ser baptizados aqueles que crêem em Jesus Cristo, tal como a Escritura O revela, e confessam publicamente a sua fé n'Ele, tanto homens como mulheres. As condições para ser baptizado são, portanto: receber a Palavra do Senhor de bom grado (Atos 2:41); o arrependimento genuíno (Atos 2:38); uma fé pessoal, bem evidente aos olhos da igreja (Atos 8:12, 36-37).
O baptismo testemunha uma mudança na mente e no coração do homem ou mulher, pois simboliza, como já referimos, a morte e sepultamento com Cristo da vida velha, e a ressurreição para uma nova vida, sendo para tal revestidos de Cristo (Gálatas 3:27).
Como ordenança da igreja, o baptismo manifesta a salvação mediante o testemunho que o crente dá publicamente de que morreu para o pecado, a fim de, com Cristo e em Cristo ressuscitado, viver agora para a justiça (Romanos 6:4-5). Aquele que é baptizado torna-se, assim, membro da igreja, um membro do Corpo de Cristo.
Por consequência, o baptismo é uma declaração pública do nosso discipulado e implica obrigação para aquele que crê, visto ser uma ordenança deixada pelo Senhor à Sua igreja.
Comentários
Enviar um comentário
Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratos