A nossa fé firma-se exclusivamente na Escritura Sagrada, a Palavra de Deus. Repudiamos as inovações que ao longo dos séculos os homens foram acrescentando nos seus ensinos e na sua vivência, inovações que se tornaram uma tradição humana que corrompe o Cristianismo, falsifica e contradiz as Escrituras, as quais revelam a genuína Tradição e Verdade dos profetas, de Cristo e dos apóstolos.
Os “credos ecuménicos”, as Sumas Teológicas de Tomás de Aquino e de tantos outros teólogos e eruditos eclesiásticos, contêm inúmeros ensinos que contrariam a única Tradição Cristã genuína que veio de Deus e se expressa nas páginas da Sagrada Escritura.
A doutrina dos apóstolos em que o primitivo Cristianismo perseverou, “a fé uma vez dada aos santos”, foi pregada oralmente no primeiro século e preservada para nós, pelo Espírito Santo, nas páginas escritas do Novo Testamento. Assim, a única legítima tradição oral tornou-se a tradição escrita, a Palavra de Deus para todos os homens em todas as gerações.
A inspiração das Escrituras significa que o próprio Deus, pelo Seu Espírito, como que respirou nas páginas da Bíblia as palavras da Sua Revelação por intermédio dos seus autores humanos, embora toda a personalidade dos profetas e autores sagrados seja activa e criadora naquilo que escrevem. É na união do Autor Divino com o autor humano que surge a Palavra escrita de Deus.
Tal como Jesus Cristo é totalmente homem e totalmente Deus, também a Bíblia é totalmente palavra escrita por homens e totalmente Palavra inspirada por Deus.
Pastor Celestino Torres de Oliveira
Comentários
Enviar um comentário
Agradecemos desde já o seu comentário e pedimos que se identifique.
Gratos